quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A festa de Nossa Senhora da Conceição


Por Henrique Halison

Em 08 de Dezembro de 1854 o Papa Beato Pio IX declarou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Este dogma quer exprimir que Maria, em previsão dos méritos de cristo, foi preservada da mancha do pecado desde a sua concepção no ventre de Santa Ana. Visto que não se podem colocar vinho novo em odre velho, o Filho de Deus não podia nascer da carne pecadora.

Pela Graça de Deus Maria evocada sob o título da Imaculada Conceição é a Mãe, Rainha e Padroeira do povo de Belo Jardim e anualmente, os seu filhos lhe honram com uma grandiosa festa de 10 dias que vão de 29 de Novembro à 08 de Dezembro.

A abertura da festa ocorreu, no dia 29 de Novembro com a procissão da Bandeira que saiu da Capela do Colégio Diocesano e a Santa Missa. Muitos Fiéis acorreram às celebrações de abertura lotando assim a nossa igreja matriz.

Já no dia 05 de Dezembro, um evento especial comoveu o nosso povo especialmente os mais velhos, tal evento fora a transladação dos restos mortais do Monsenhor Assis para a Igreja Matriz. A exumação ocorrera três dias antes no cemitério local. No dia seguinte a urna fora levada à capela do Colégio Diocesano onde ele fora fundador e diretor do mesmo por muitos anos. Já na manhã do sábado às 09 horas o cortejo saiu da capela em direção a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, onde ouve uma breve Celebração Exequial da Palavra e a urna permaneceu exposta para visitação durante todo o dia. As 16:00 h o Reverendo Padre Geraldo Magela, presidiu uma Missa Exequial onde fora lembrada a trajetória do Mons. Assis na diocese e na cidade de Belo Jardim, ao fim da celebração a urna foi depositada em um nicho numa das paredes da igreja que foi fechado com uma lápide.

No dia 08 de Dezembro sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco Biasin, presidiu as 09h30 a Missa Solene da padroeira, a esta celebração estavam presentes além do Padre Magela os padres Adilson Ferreira e Danilo Soares. A missa foi animada por um coral de Arcoverde, terra do Padre Magela, composto por mais de 70 vozes.

Já as 16h45 teve inicio a procissão com imagem da excelsa Virgem pelas ruas da cidade sendo culminada com missa de Encerramento presidida pelo padre Magela e concelebrada pelos padres Ronaldo Bernardo e Adilson Simões que fez a homilia. Ao término da celebração como de costume as pessoas pegaram as flores do andor de Nossa Senhora, para que como reza a piedade popular, suas famílias e casas sejam abençoadas com as graças do Céu.

Este ano além de elevar a Deus nossos louvores pela Virgem Santíssima, tivemos mais um motivo de comemoração que foi o jubileu de 125 anos de nossa paróquia, cuja fundação ocorreu em 28 de Junho de 1884.

Algumas fotos da Festa de Nossa Senhora da Conceição



0 comentários: