quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A CONFRATERNIZAÇÃO DO DEM DE BELO JARDIM

POR NILTON SENHORINHO - VAMOS FALAR MAIS (www.vamosfalarmais.blogspot.com)


“Em time que está ganhando não se mexe”, diz o dito popular. Provando que este Blog esteve coberto de razão, o governo municipal está promovendo uma mudança no time que veio perdendo durante todo o ano. No entanto, a mudança no secretariado municipal será tema de postagem futura.


Finalmente aceitando a realidade do desgaste que o grupo poderá sofrer em 2010 por conta do pífio desempenho do governo municipal, os líderes do Grupo Mendonça resolveram tomar as rédeas e voltam a comandar as ações políticas do grupo na cidade.


O ponto de partida foi a ‘confraternização’ do DEM, no último domingo.


Os dois grandes grupos políticos de Belo Jardim são liderados por velhas raposas que sabem muito bem onde e quando atacar. Vejam que na entrevista de Cintra Galvão à Rádio Itacaité (sábado último) ele optou por bater forte no prefeito. Por quê? Por que ele também sabe que o momento é propício para bater no prefeito e, assim, ganhar o apoio do público que também está muito insatisfeito com o mesmo – ainda no sábado ouvimos de um ‘mendoncista’ histórico (daqueles que dizem que votam numa cachorra se Mendonção mandar) e ele nos disse que “nunca imaginou que um dia ficaria satisfeito com uma entrevista de Cintra Galvão, como ficou com esta”).


José Mendonça, Mendonça Filho e João Mendonça também estão conscientes que o governo passa por uma crise de credibilidade e trabalharam seus discursos numa linha que tentava ‘levantar’ a imagem do prefeito e do governo municipal por que sabem que a imagem negativa do mesmo poderá refletir nas respectivas campanhas em 2010, dada a insatisfação popular com um governo que ainda não disse a que veio.


Há um sentimento, entre muitos cabos eleitorais, de que a candidatura de Mendonça Filho poderá sofrer uma retaliação por parte de grande contingente de eleitores como ‘vingança’ pela forma como vêm sendo tratados pela equipe do prefeito. A transmissão desse sentimento chegou ao conhecimento de Mendonça Filho e ele resolveu agir. E ais as mudanças começando a aparecer.


Durante a confraternização, grupinhos conversavam isoladamente sobre o sentimento de que 2009 foi “um ano perdido”. Isso Belo Jardim todo sabe e sente: o ano de 2009 foi perdido administrativamente, nada de positivo aconteceu na cidade e todos esperam que 2010 traga melhor sorte.


Vamos ver se, depois dos discursos proferidos, o grupinho do prefeito bota na cabeça que só estão na prefeitura por conta do Grupo Mendonça e param de “baixar o sarrafo” no ex-prefeito João Mendonça (cremos que está aí um ponto que muito contribuiu para arranhar a imagem do prefeito – coisa de gente que não entende ‘patavinas’ de política).


Por fim, ainda demonstrando que este Blog tinha razão, os discursos insistiram na unidade do Grupo com forma de juntar os cacos espalhados desde o início do ano. Muitas ausências foram anotadas no almoço, inclusive a deste blogueiro (que alguns indagavam se ainda faria parte do grupo). Mas, em compensação, novas presenças de peso foram apresentadas. Pois bem.


O Blog só gostaria de saber como ficaram, após os discursos, as figurinhas do governo que vinham ‘metendo o cacete’ em João Mendonça e tentando empinar uma outra candidatura no grupo.


Para bom entendedor, ficou clara a questão: os detratores de JM devem enfiar a viola no saco (para não dizer a língua no monossílabo) para acabar com a divisão no grupo; já os defensores de JM devem aceitar isso como um cessar-fogo e arregaçar as mangas pelo governo.


Só queremos ver o que vai acontecer com os que não se enquadrarem.

0 comentários: